Essa tal de liberdade

em

Liberdade tem um preço, responsabilidade. Todo ser humano de uma forma ou outra busca possuir liberdade. Penso, quando sozinha diante do computador, se ‘liberdade’ é algo que realmente podemos possuir. Tentando compreender como ‘liberdade’ tem sido compreendida por séculos, retorno a tempos onde a luta pela tal ‘liberdade’ era muito mais intensa que nos dias atuais.

Meu primeiro contato com ‘liberdade’ veio quando estudante ainda na escola primaria em uma aula de história do Brasil. O mês de maio se aproximava e o assunto era libertação dos escravos. Existia todo uma espécie de “conto de fadas” sobre como os benevolentes senhores de escravos e a altruísta Princesa Isabel deram a liberdade aos que ate então eram vistos como ferramentas de trabalho; objetos a serem possuídos. 

A ideia de alguém ser dono de outro alguém transformou a mente do meu então 10 anos self. Conclui, em minha ingenuidade, que seres humanos não são muito confiáveis e que dinheiro pode ser uma enorme força levando humanos a encontrar razoes para escravizar outros humanos. Pelo menos foi o que pensei. Seguindo meu raciocínio, conclui que o que foi dado aos ex-escravos não foi liberdade, mas uma forma nova de escravidão. 

Liberdade plena, irresponsável, sem responsabilidades e limites é ficção. Ser livre é superestimado e, juntamente com felicidade, se tornou obsessão humana. Falam sobre líderes do mundo-livre como se o mundo livre fosse algo real. Somos livres? O que representa liberdade para você? São perguntas que as pessoas respondem das mais diversas forma. Alguns clamam que liberdade é ser capaz de fazer o que bem entender sem nenhuma consequência, outros dizem ser liberdade viver em uma democracia, para alguns, liberdade é possuir dinheiro, para outros liberdade representa uma teto e comida na mesa diariamente. Liberdade pode ser qualquer coisa, mas na verdade é coisa alguma.

Nossa liberdade esta interligada a de outros. Isso se torna claro quando tentamos fazer algo que refreia a liberdade de outro, sempre acontece algum tipo de reação, muitas vezes súbita – em lugares onde a palavra liberdade é considerada perigosa – outras explosiva, com massivas demonstrações e consequências. No entanto, o que não percebemos, é que a tal liberdade é na verdade uma substituição para a palavra direito.

Queremos ter o direito a ser respeitados como indivíduos. O direito a condições que nos permitam uma vida decente, sem humilhações, fome ou agressões. Queremos ser capazes de escolher nossa opção sexual, se iremos formar uma parceira com alguém independente do sexo. Queremos orar para o Deus que escolhermos, se escolhermos, estudar o que nos atrai e ser representados por pessoas no governo com visão de futuro e bem-estar da nação, ou seja, do povo.

Queremos muito mais, é verdade. Coisas e mais coisas que aparecem em anúncios sob o título de liberdade. Queremos ser diferente sem deixarmos de ser iguais. Queremos reconhecimento, algumas vezes sem o esforço que ele implica, acima de tudo queremos igualdade. Igualdade de direitos, deveres, oportunidades e respeito. Não queremos viver sobre a opressão do silencio, nem as mãos pesadas da corrupção. Queremos ser indivíduos e parte do coletivo, mas não sabemos como alcançar esse objetivo. Dessa forma entregamos todas esse nossos ‘querer’ nas mãos de políticos que nos prometem liberdade de monstros que sequer existem, soberania em um planeta tão pequeno que a existência de fronteiras não faz sentido, realização pessoal, riqueza e oportunidades e eles sabem disso. Através de ferramentas de pesquisa, análise. Usando dados que continuamente fornecemos a eles, não apenas na mídia social, mas com o uso de cartões de credito e debito, assinatura de revistas, declarações de imposto de renda e outras formas que deixam rastro de onde estivemos e o que desejamos a disposição daqueles que usaram nossos ‘querer’ para conquistar um lugar de poder.

Liberdade não existe na forma descrita em livros. Liberdade esta em nossa capacidade de ler o mundo e escolher aquilo que nos trará de volta nosso direito a vida. Liberdade é lutar contra a discriminação de qualquer tipo: racial, econômica, de nacionalidade, religião ou identidade sexual. Liberdade é não tolerar corrupção, por menor que esta lhe pareça. Liberdade é ter um governo honesto, competente e que não empurre sobre você noções de moral que são mais pessoais do que coletivas.

Liberdade é ser capaz de analisar informação de forma não apaixonada, compreendendo e separando a opinião do fato. Liberdade é poder expressar sua opinião sem medo de ser preso ou calado, mas ao mesmo tempo compreender que opinião tem consequências quando esbarra no direito do outro. Liberdade está em compreender que não somos livres, estamos presos em um pequeno planeta num braço de uma das bilhões de galáxias que existem e o ar que respiramos, a água que tomamos e os alimentos que precisamos para sobreviver esta nesse ambiente comum chamado planeta Terra.

Liberdade é aceitar que ciência tem as melhores respostas para nossos problemas, mas não necessariamente todas as soluções. Liberdade é respeitar o outro e as regras, mas lutar para que estas regras sejam justas em sua aplicação a todos. Liberdade esta em ter o direito de possuir, mas não o direito de impedir outros de possuir. Liberdade está na todos vivendo com saúde, educação e direitos e não apenas uma minoria que sob muitos aspectos escraviza a maioria.

Liberdade não está apenas em poder escolher seu governante, mas ter a habilidade de escolher baseado em fatos, dados e análise que deveriam provir da imprensa. Enfim, liberdade não é exatamente o que se mostra em filmes, como sair gritando no meio da rua, mas ser quem você é e ter seus direitos respeitados enquanto você respeita o direito de outros.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s